domingo, 1 de agosto de 2010

Snobe

Estes são alguns dos primeiros kusudamas que fiz.


Foram feitos com cartolina dupla face. Ficam resistentes, robustos masculinos. Servem de pisas papeis e até para brincar. 






Este é o irmão gémeo do que aparece na primeira foto. Foi realizado com o verso da cartolina e vai servir de cobaia.
Snobe é o nome do módulo. Cada kusudama é composto de trinta módulos.
Bastam por isso 30 quadrados de papel. Dobram-se um a um e depois é só encaixar. Não leva cola. Nestes modelos, devido à espessura da cartolina, foi um pouco dificil encaixar os últimos módulos.

 


Pode parecer complicado, mas não é. Os meus alunos aprenderam rapidinho. Foi um modo de aprenderem geometria.
 O módulo Snobe tem muitas variantes, permitindo construir inúmeros modelos. A origamista japonesa Tomoko Fuse publicou um livro (Floral Globe) só com variantes do snobe.
Talvez noutro post.

2 comentários:

  1. Olá Ana!
    Eu não conhecia esta arte, se é que se pode chamar assim, e achoa-a muito interessante, mas como nunca
    vi fazer também a acho um pouco díficil...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. hei!!! graças a Deus!! custou mas chegaste lá! não vou comentar estes magnificos trabalhos pois sou suspeito para o fazer...conheco-os ao vivo! alem de os ter bem por perto!!! de momento vou só desejar-te muitas felicidades nesta caminhada blogueira( tou inspirado hoje!) e claro, vou adicionar-te nos meus favoritos...já agora parece ser o local ideal pra trocar mensagens hehehehehehehe, só assim miga! áh! por falar em trocar mensagens, faltam 4 dias!hehehehehe! de guimarães para Biana, um xi do tamanho desta estrada que nos separa!
    Edu

    ResponderEliminar